quinta-feira, 16 de junho de 2011

Liberdade....

Se alguém lhe perguntasse: Pra você o que é liberdade?
Você saberia responder?

Um dia eu e as colegas de serviço saímos para um Happy e nos deparamos com essa pergunta em um encarte. A Kátia nos fez a pergunta: Então pra você o que é liberdade?
O silêncio foi unânime e a resposta demorou a sair. O resultado foi que ninguém teve a mesma idéia de liberdade.
“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. (Cecília Meireles)
A história da humanidade é uma história de luta pela liberdade, liberdade de expressão; povos que lutaram para serem livres, livres de opressão, de injustiças, de desigualdades, escravidão.

Para Kant, ser livre é ser autônomo, ou seja, poder escolher a forma de viver, ter consciência da sua vida, dos seus direitos, utilizar o seu livre arbítrio de forma pura para que não dependa de nada com relação à lei.

Para Sartre a liberdade é absoluta ou não existe. Ele recusa todo determinismo ou qualquer forma de condicionamento. Sartre não reconhece a Deus, já que Deus tudo sabe, mas como pra ele Deus não existe, a liberdade é absoluta.

Para Marx não há liberdade sem o mundo material, ou seja, liberdade humana só pode ser encontrada de fato pelos indivíduos na produção prática das suas próprias condições materiais de existência. Mas se os indivíduos são privados de suas condições materiais de existências, então não temos verdadeira liberdade.

Ser livre depende de cada um, da maneira que cada um se vê, na sociedade, no profissional, na sua vida pessoal. Mas temos também que saber lidar com a liberdade, de forma consciente e responsável, muitas vezes as pessoas distorcem o sentido da palavra e pensam que ser livre é poder sair por aí fazendo tudo o que bem entendem, esquecendo a moral e a ética. Não existe liberdade sem responsabilidade, aliás, essas duas palavras devem sempre andar juntas.
Segundo Comte: “A liberdade é o direito de fazer o próprio dever”.
E agora, você saberia me dizer o que é liberdade?


3 comentários:

  1. Hum, difícil. Mas para mim liberdade é ser fiel a si mesmo. Bj

    ResponderExcluir
  2. Talvez a minha concepção de liberdade, esteja baseada na minha criação Cristã. Liberdade pra mim é crer em Jesus Cristo e amar ao próximo. Acreditar nesse Deus, que me deixa livre, e ao mesmo tempo, responsável para fazer minhas escolhas.
    Polyana Machado

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns, muito bom o texto.
    Beijao.

    ResponderExcluir