quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

19 de janeiro.

Elis Regina Carvalho Costa, cantora gaúcha, nasceu em Porto Alegre em 17 de março de 1945 e faleceu em 19 de janeiro de 1982, em São paulo aos 36 anos. Deixou muitas saudades e uma perda grande a Musica popular Brasileira.
Passou pela Rádio Farroupilha, no programa Clube do Guri em 1956 e pela Rádio Gaúcha. Assinou seu primeiro contrato profissional em 1959 na sua cidade natal.
Elis tornou-se conhecida nacionalmente  em 1965, ao vencer o festival de Música popular Brasileira da TV Excelsior, com a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinícios de Moraes. Em 1965, apresentou ao lado de Jair Rodrigues o Programa "O Fino da Bossa", na TV Record, que ficou no ar até 1967.
Foi sem dúvida a melhor cantora de todos os tempos. Foi ela quem lançou vários compositores e grandes sucessos como: O Bêbado e a Equilibrista, Como nossos Pais, Madalena, Cartomante, Águas de Março...
Viajou pela Europa no ano de 1968, lançando-se internacionalmente.
Participou de vários movimentos de renovação política e cultural e foi presidente da Associação de intérpretes e dos Músicos (ASSIM).
Elis participou ativamente da campanha pela anistia, representada pela música "O bêbado e a Equilibrista", a qual ficou conhecida como o "Hino da Anistia". O movimento pela anistia deu resultado, e, em 1979, com a ditadura já enfraquecida, foi promulgada a Lei da Anistia. Em 1985, o regime militar chegava ao fim, mas Elis não chegou a presenciar essa conquista pois faleceu em janeiro de 1982.





Um comentário:

  1. Belo post, minha cara! Assim como centenas de milhares de pessoas, sou fá de Elis. Fascino-me sobretudo pelas canções que ela interpreta de João Bosco.

    Muita Paz!

    ResponderExcluir